

Os elementos que predominam e portanto os doshas predominantes, caracterizam a constituição original do indivíduo e suas tendências que correspondem a estrutura física, emocional, intelectual e espiritual original de cada um, a chamada "Prakritti".
Porém, as energias Vata, Pitta e Kapha estão presentes em todo o universo e conforme interagimos com os elementos que nos rodeiam, alteramos as proporções deles em nosso organismo, gerando assim um desequilíbrio em relação a nossa constituição original. Essa nova proporção, caracteriza nossa constituição atual, a chamada "Vrikritti". Com as proporções alteradas do seu nível original, desequilíbrios em todos os âmbitos (corpo, mente e alma) são consequentes.
PRAKRIT
As características que definem a Prakritti de uma pessoa são consideradas qualidades inatas, determinadas antes do nascimento através da influência de diversos fatores como a genética, o estado de saúde dos pais no momento da concepção, os hábitos da mãe durante a gestação, as influências externas como o ambiente, o clima e a época do ano, entre outros.
Esta constituição, que acompanhará o indivíduo por toda a vida, quando presente, mantém a pessoa em equilíbrio e a faz atingir um estado de bem estar físico, mental e social completo, além da ausência de doenças.
VRIKRIT
Os fatores externos com os quais interagimos tem maior ou menor influência no nosso organismo e por isso geram diferentes intensidades de desequilíbrio quando acumulados. São eles (do mais influente ao menos, respectivamente):
- Emoções
- Estilo de vida
- Alimentação
- Ambiente
Se a qualidade da emoção é Vata por exemplo, acumula-lse Vata na pessoa, se o estilo de vida é Pitta, acumula-se esse dosha e assim por diante. Esse acúmulo, quando mantido, gera todas as formas de doenças, seja de natureza física, psicológica ou social.

