top of page

DOSHAS

Cada ser humano é único, já que a possibilidade de proporção dos doshas em cada um é infinita. Por isso cada um de nós reage ao mundo, sente as coisas e funciona de maneira diferente do outro. Sendo assim aquilo que pode ser benéfico para uma pessoa em termos de alimentação, exercício, clima, estilo de vida e até medicamento, pode ser prejudicial para outra pessoa.

 

Dessa maneira é necessário equilibrar os níveis dos três doshas de acordo com a Prakritti de cada indivíduo para reestabelecer saúde. Quando isso acontece, há um estado de bem estar físico, mental e social completo e não apenas a ausência de doenças. 

 

Todos os doshas estão presentes em nosso corpo, por isso apresentamos qualidades dos três, mas em quantidades diferentes. Necessariamente hà um predominante ou dois em maior e relativamente mesma proporção (bidosha) e raramente os três equilibrados (tridosha).

 

É importante lembrar que nenhum biótipo é melhor que o outro e, a meta do Ayurveda não é manter kapha, pitta e vata nos mesmos níveis e sim estar com os três doshas nos níveis originais nos quais você nasceu.

bottom of page